Somos uma instituição que trabalha com educação para a sustentabilidade desde o final dos anos 90, localizada em um fragmento urbano de mata Atlântica com 40.000m² de área que abriga uma vegetação exuberante, constituída por mais de 300 pés de pau brasil, ipês de todas as cores, jacarandá mimoso, jatobá e muitas outras espécies frutíferas e ornamentais. Nosso espaço é um verdadeiro Laboratório Vivo, no qual são oferecidas atividades de educação ambiental direcionadas a escolas, empresas e instituições religiosas.
Somos comprometidos com a construção da sustentabilidade, o que pode ser observado em cada um dos detalhes do Centro, mas principalmente nas atividades oferecidas que seguem um caminho ecozóico, que busca a construção de novos valores e atitudes, que contribuam para o estabelecimento de uma relação saudável com o planeta. Os valores mais trabalhados são o respeito, a reverência e o cuidado, tendo as obras de Boff, Gadotti e Capra como suporte.
Nossa equipe é constituída por profissionais da área de pedagogia, biologia, economia e história, que possuem mestrado e doutorado. Também há um conselho de sustentabilidade, constituído por profissionais com larga experiência na área ambiental.
O QUE FAZEMOSRecebimento de visitantes com oferta de atividades de sensibilização e interpretação. Nas visitas são oferecidas palestras, trilhas, oficinas, tudo em contato com a natureza.
Difusão de informações sobre educação ambiental para diversos segmentos, através de
apresentações em eventos, publicação em redes sociais e livros Atividades de formação
direcionas à instituições de ensino, empresas e instituições religiosas. São cursos,
workshops, projetos de responsabilidade social.
Elaboração e execução de projetos e programas de educação para a sustentabilidade.
Apoio a instituições no processo de inclusão da temática ambiental em seus objetivos
Produção e difusão de informações sobre fragmentos urbanos de mata Atlântica, através do
núcleo de pesquisa, constituído por pesquisadores de instituições do Brasil e exterior.
COMO FAZEMOS Nossas atividades são realizadas através de visitas, palestras, workshops, cursos, projetos e programas, baseadas nas contribuições de diversos autores e nas diretrizes elaboradas pelos principais documentos que abordam a temática da educação ambiental e construção de sociedades sustentáveis.
Educar para a sustentabilidade.
VISÃOAte 2025 o Centro Gênesis será uma universidade de educação para a sustentabilidade de importância local, regional, nacional e internacional, tendo por objetivo ser procurada para a oferta de palestras, workshops, cursos, projetos e programas para pessoas inseridas em empresas, instituições de ensino, instituições religiosas, do Brasil e exterior.
NEGÓCIO:
Produtos e serviços inovadores e de qualidade visando a participação dos clientes na construção de
sociedades sustentáveis.
NOSSA HISTÓRIA O Centro de Educação Ambiental Gênesis está localizado na rua Tenente Elias Magalhães, 140 Colubandê, município de São Gonçalo em uma área de interesse ecológico, devido à existência de espécies remanescente da Mata Atlântica, cursos de água e nascente. Antes da implantação do Centro de Educação Ambiental Gênesis a área em que o mesmo está localizado encontrava-se degradada devido à extração de areia, extração de madeira para fabricação de carvão e queimadas freqüentes. Também havia caça de pequenos animais e derrubada de arvores para construções.
A maior parte dos moradores, sobretudo os jovens, participava do processo de degradação, pois desconheciam a importância da área em termos ecológicos, ambientais e históricos. Devido à degradação muitas espécies vegetais desapareceram e a nascente praticamente secou. Apesar do quadro de degradação, da importância do local não havia nenhum trabalho de educação ambiental no local e nem nas escolas das redondezas, ou seja as crianças não estavam sendo educadas para preservarem o local. Com a implantação do Gênesis o processo de degradação está sendo gradativamente interrompido. Não há mais extração de areia, nem caça. Somente as queimadas permanecem, pois muitas são provocadas por balões. O Gênesis começou a ser sonhado em 1986. Suas primeiras atividades tiveram inicio, de maneira informal, no final dos anos 90 com a visita de crianças de escolas do entorno
Responsável pela elaboração dos projetos e programas e estabelecimento de parcerias com instituições nacionais e internacionais
Responsável pelo projeto de restauração do fragmento de Mata Atlântica e condução de atividades pedagógicas
Responsável da elaboração estratégias de venda, criar e manter a boa imagem do Centro Gênesis.